Qual a tendência do comportamento do consumidor para 2021?
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Qual a tendência do comportamento do consumidor para 2021?

2020 foi um ano sem precedentes, marcado por mudanças e novos desafios. Assim a sociedade se viu forçada a se moldar a uma realidade de consumo diferente do que estava acostumada. Gradualmente, uma nova bagagem de aprendizados e experiências foi sendo acumulada moldando o comportamento dos consumidores, afetando seus métodos de compras, prioridades, despertando a consciência para valores que antes não tinham tanta importância.


Mas afinal, o que realmente mudou, e quais dessas mudanças deixaremos em 2020?



Nós preparamos um conteúdo com 4 tópicos para você ficar de olho esse ano:


1) Crescimento da jornada de compra online:

Quando o assunto é comprar o consumidor começa a explorar cada vez mais o ambiente dos e-commerces, marketplaces, apps de delivery e compras por meio das redes sociais. Segundo pesquisa realizada pela Opinion Box, 73% dos internautas descobriram que para, algumas coisas, comprar online é muito mais prático e 50% compraram online produtos que nunca haviam comprado antes por esse método.


Diversos modelos de negócio migraram para lojas virtuais quando o comércio foi forçado a fechar devido à pandemia. Com a praticidade, o fato das lojas estarem disponíveis 24 horas e percepção de segurança ao evitar a exposição na rua, o cliente adotou a ideia. O mercado omnichannel será uma tendência para 2021, mas fique atento ao atendimento ao cliente e a experiência de compra, segundo a mesma pesquisa, 23% dos consumidores desistiriam de uma compra pela ausência de uma boa política de trocas e devoluções.


2) Suporte ao comércio local:

Alavancado por movimentos das redes sociais a tendência de comprar do pequeno empreendedor veio para ficar! 49% dos consumidores entrevistados, em pesquisa da Opinion Box, disseram que estão dando preferência para pequenas empresas e produtores locais na hora de comprar alimentos. A tendência é tão grande que plataformas como o Instagram se preocuparam em disponibilizar maneiras de apoiar o pequeno empreendedor: através da figurinha “Apoie as pequenas empresas”, onde os usuários podem manifestar seu carinho pelas marcas através dos stories e de dicas para criar presença online durante a pandemia de COVID-19 em seu blog. Além disso, 57% dos consumidores acreditam que esta é uma tendência que vai permanecer após a pandemia.


A fonte destacou que “comprar do pequeno produtor é uma atitude de empatia, tanto de quem compra quanto de quem vende”, o que nos leva à próxima tendência.


3) Empatia:

Ao atender o cliente, é essencial lembrar da necessidade de colocar a empatia em prática. O último ano foi difícil para todos, causando diversos impactos emocionais, e considerar esse contexto será imprescindível na hora de lidar com o público. Se antes a empatia era um diferencial, a partir de agora será regra.


Isso não se aplica somente aos clientes, é primordial lembrar que os funcionários da sua empresa também estão passando por essa situação. A palavra do momento é acolhimento, disponibilizar apoio psicológico é um diferencial para fazer com que seu time se sinta amparado novamente!


4) Métodos de pagamento:

Segundo o presidente da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), Pedro Coutinho, os pagamentos eletrônicos devem representar pela primeira vez 50% do consumo em compras do varejo no Brasil. A entidade que representa as emissoras de cartões de crédito e débito previu que os pagamentos realizados por estes canais devem crescer entre 18% e 20% em 2021, para 2,38 trilhões de reais.


Outros métodos de pagamento que irão bombar em 2021 de acordo com estudo Global Payments Report publicado pela Worldpay - que analisou os principais meios de pagamento utilizados ao redor do mundo são: a carteira digital que segue como líder sendo o preferido de 42% dos consumidores no mundo todo e tende a crescer até 2023 e os pagamentos instantâneos, transferências eletrônicas que ocorrem de forma imediata como o denominado Pix, que veio para substituir transações que eram realizadas somente via TED e DOC.


Se você gostou desse conteúdo, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro das tendências para 2021. Nos vemos em breve!


FONTES:

Instagram na COVID-19 CNDL - Confederação Nacional de Dirigentes Lojista


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